Câmara de Bayeux aprova projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Política Cultural

Publicado em 07/05/2024 às 16:24

Um marco importante para a cultura de Bayeux esteve em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (7), na Câmara Municipal da cidade. Os vereadores aprovam por unanimidade o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que estabelece a criação do Conselho Municipal de Política Cultural.

O parecer nº 19/2024 da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei nº 06/2024 embasou a decisão dos vereadores, ressaltando as metas e princípios que guiarão o funcionamento desse novo órgão essencial para o fomento e desenvolvimento da cultura no município.

Além da aprovação do projeto de lei, a sessão também foi marcada pela votação e aprovação de diversos requerimentos apresentados pelos vereadores. Cada requerimento reflete preocupações específicas relacionadas ao desenvolvimento urbano, infraestrutura, saúde e educação na cidade de Bayeux.

O vereador Josimar Varssale apresentou dois requerimentos: um solicitando a construção de um Polo Esportivo na Praça dos Pneus, situada no Bairro Jardim Aeroporto, e outro pedindo que seja realizado o serviço de calçamento na Rua da Cerca do Aeroporto, próximo ao novo Posto de Saúde da Família (PSF).

Já o vereador Luciano do Impacto Som apresentou requerimentos relacionados à segurança viária e saúde pública, solicitando a implantação de uma faixa de pedestre na Rua Engenheiro de Carvalho com a Travessa Coronel Lira, além de pedir soluções para o esgoto a céu aberto na Rua Senador Humberto Lucena e a implantação do sistema de monitorização residencial da pressão arterial em todas as Unidades de Saúde do município.

O vereador Adjair da Saúde requereu uma vistoria na estrutura da Escola Sandra Maria, no Bairro Alto da Boa Vista, e o complemento de calçamento da Rua Gustavo Maciel Monteiro, conhecida como Rua da Linha. Também reiterou o pedido de ação Tapa Buraco nas Ruas Maria Feitosa e João de Souza Vasconcelos.

Por sua vez, o vereador Cal do Sesi apresentou diversos requerimentos solicitando a adoção de providências junto à Secretaria de Infraestrutura para a reforma de escolas, limpeza de áreas verdes, construção de praças e capinação de ruas em diferentes bairros da cidade.

O vereador Netinho destacou a necessidade de um planejamento estratégico para a capinação e limpeza dos bairros de Bayeux, além de solicitar a construção de uma nova sede para a Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro do Baralho.

Por fim, a vereadora Rosiene Sarinho apresentou requerimentos relacionados à segurança viária, saúde e infraestrutura, solicitando a colocação de quebra-molas em duas ruas do bairro Jardim Aeroporto, a volta da funcionalidade das salas dos dentistas nas unidades de saúde básica e a melhoria da malha asfáltica em uma rua do bairro da Imaculada.

A sessão foi realizada no auditório da Escola Técnica de Bayeux, de forma presencial. Com essas deliberações, a Câmara Municipal de Bayeux demonstra seu compromisso em atender às demandas da população e promover melhorias em diferentes áreas do município.