LOA é discutida com representantes da Infraestrutura, Meio Ambiente, Esporte e outras áreas durante audiência na Câmara

por Maryjane Costa | Publicado em 07/12/2023 às 13:03

LOA é discutida com representantes da Infraestrutura, Meio Ambiente, Esporte e outras áreas durante audiência na Câmara

Infraestrutura, Desenvolvimento, Comércio, Esporte, Cultura e Lazer, Procon, Administração,Trânsito e Meio Ambiente foram os temas discutidos com a população e representantes das secretarias municipais durante a 2ª Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei n° 25/2023, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Na mesa de trabalhos estiveram o vereador Val da Nordece como condutor, o representante da Secretaria da Fazenda, Zades Lira, o consultor do Orçamento, Sérgio Guimarães, o procurador do município, Delosmar Mendonça, e o vereador Netinho (PDT). 


A audiência foi iniciada com uma explicação pelo consultor Sérgio dos processos do orçamento e a importância da LOA. Na ocasião, foi informado aos presentes que o orçamento proposto para Bayeux em 2023 é de R$ 293 milhões, dividido por todas as áreas da cidade. A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma peça legislativa crucial que deve ser discutida e aprovada na Câmara Municipal, delineando as prioridades financeiras para o próximo ano. Ela estabelece as diretrizes para a alocação de recursos em todas as áreas, refletindo as necessidades e demandas da comunidade. 


“A LOA não apenas define o montante destinado a cada setor, mas também representa um instrumento de transparência e responsabilidade fiscal, assegurando que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficaz para promover o bem-estar e o desenvolvimento do município. Sua discussão e aprovação na Câmara são momentos-chave, permitindo a participação ativa da comunidade na definição das políticas orçamentárias que impactarão diretamente suas vidas”, explicou o vereador Val da Nordece, que conduziu a audiência.


Na ocasião, diversas pessoas subiram à tribuna para discutir o orçamento e comentar sobre as melhorias que estão previstas para 2024. Jeovania Queiroz, representante da Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux, contou sobre as novidades previstas, entre elas a digitalização de todos os processos da pasta no próximo ano, a partir da aquisição de um software. Também subiram à tribuna o diretor do Departamento de Trânsito de Bayeux, Victor Rocha, e o secretário do Procon do Município, Eduardo Silva.


Os vereadores Netinho, Dani Dantas (Cidadania) e Betinho da RS (PDT) também usaram a tribuna para tirar dúvidas e fazer questionamentos para os presentes, principalmente na questão do esporte e lazer. Betinho ainda questionou a distribuição dos recursos de orçamentos anteriores. Após a fala dos vereadores, os integrantes da Mesa, principalmente o consultor do orçamento, Sérgio, se colocaram à disposição para explicar e responder as perguntas. 


Nas considerações finais, Zades Lira agradeceu a todos pela oportunidade de discutir o orçamento e as prioridades para o ano de 2024. “Estou muito feliz por participar do debate aqui nesta casa”, afirmou. Já o procurador Delosmar, representante da Prefeitura Municipal, se colocou à disposição de todos os presentes para qualquer dúvida ou dica de melhoria que possa surgir. Os demais integrantes da mesa fizeram o mesmo. “Este é um momento que está sendo feito por uma Bayeux melhor”, ressaltou o procurador.

Mais Lidas