segunda, 10 de agosto de 2020 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
11/05/2020

Vereadores apuram denúncia de uso de alimentos embutidos na merenda nas escolas municipais de Bayeux

Ascom

O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jefferson Kita, junto com os vereadores que fazem parte das comissões Especial e de Saúde, Inaldo Andrade, Betinho da RS, Netinho Figueiredo e Roni Alencar, realizaram uma visita a casa da merenda do município, para apurar denúncias sobre a suposta distribuição de alimentos embutidos nas refeições que estão sendo entregues aos alunos da rede municipal de ensino.

O uso de alimentos embutidos na merenda escolar é proibido por lei, devido aos problemas a saúde causados pelo consumo desses alimentos. Os vereadores também solicitaram as cópias das notas fiscais das compras das merendas, para analisarem o volume das aquisições que estão sendo realizadas nesse período da pandemia do coronavírus, já que as escolas estão paralisadas e a maioria delas não estão distribuindo refeições e a verba federal para a compra dos alimentos continua sendo destinada.

"Vamos pegar as cópias das notas, para assim sabermos o volume do que está sendo comprado e do que foi enviado para as escolas. Também iremos analisar se o volume de compra está sendo como nos outros meses, tendo em vista que a maioria das escolas não estão distribuindo refeições", relatou Jefferson Kita.

Após a visita a casa da merenda, os vereadores foram ao Centro Administrativo de Bayeux, para cobrar ao secretário de Administração informações já solicitadas, tanto da denúncia referente a merenda, quanto aos investimentos que estão sendo feitos no combate ao coronavírus pela gestão municipal.

O vereador Inaldo Andrade, que é o presidente da Comissão da Saúde da Câmara, relatou que as informações sobre como estão sendo usadas as verbas que foram destinadas para o combate ao coronavírus, ainda não foram repassadas.

"Já solicitamos as informações ao Poder Executivo, mas ainda não obtivemos respostas para repassarmos a população", explicou.

Vereador Betinho da RS, que faz parte da Comissão Especial da Câmara afirmou que os vereadores estão cumprindo o seu papel fiscalizador.

"Estamos fazendo a nossa parte, que é fiscalizar a gestão municipal", afirmou

O vereador Netinho ressaltou que "é obrigação do Executivo prestar informações ao Legislativo".

Já o vereador Roni Alencar salientou a importância do papel fiscalizador dos vereadores, para a transparência nos gastos com o dinheiro público.

"Estamos fiscalizando o dinheiro que está vindo do Governo Federal e Estadual, para saber onde estão sendo aplicados esses recursos", declarou.

+ Política